Menu



HOME          ABOUT          CONTACT          SHOP

21/10/2012

Personal | Teen suicide

Today I'm writing about a very different matter than usual... But not less important. Please pay attention.

Yesterday one of my classmates from Med School took his own life.
It is known that Med students have a high suicide rate, but I had never had a case so close to me. This boy was in my school, he took the same classes and had the same teachers. And now he's gone. So today I'm making this post to let all of my readers know that depression is a real ilness. Please don't think it's all in someone's head: there are biologial mechanisms to it that are hard to fight. Support people you know in this sittuation and if it's you who's in it, please don't give up: you are so worth it!
--
Ontem um dos meus colegas de curso de Medicina suicidou-se.
É certo e sabido que este curso tem muitos casos destes, mas nunca nenhum tinha acontecido tão próximo de mim. Conhecia este rapaz de vista, era do meu ano, tinha as mesmas aulas nas mesmas salas. E agora desapareceu. Por isso hoje estou a fazer este post para vos lembrar que a depressão é uma doença real. Tanto quanto a gripe ou dor de cabeça. Há mecanismos biológicos que lhe estão anexados e que se tornam muito difíceis de combater. Apoiem pessoas que conheçam nesta situação e se forem vocês mesmo que estão nela, por favor não desistam: valem muito a pena e há tanto por que viver!


18 comments:

  1. O Guilherme.... porque raio de motivo é que ele foi fazer isto?:/

    ReplyDelete
  2. Realmente é uma doença terrível. E cada vez existem mais casos destes. Muita força a todos aqueles que estão a lutar contra isto, não desistam! Um post triste mas bem pensado. beijinho

    http://ourmelodyblog.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  3. Que cena, lamento imenso =/
    E concordo, todos temos um papel preponderante em evitar este tipo de situações, ajudando essas pessoas ao máximo!

    ReplyDelete
  4. Cada vez mais existem casos serios de depressao em jovens mas a mente da sociedade em geral ainda nao percebeu que se trata de uma doença real como outra qualquer. É grave e urgente sensibilizar o mundo para este problema e criar condiçoes melhores para podermos tratar estas pessoas.
    Rita

    ReplyDelete
  5. é triste...também aconteceu na minha turma há uns anos. é algo difícil de entender :(


    GIVEAWAY – Fashion accessories at your choice!
    My Fashion Insider

    ReplyDelete
  6. Soube ontem (temos amigos em comum) e pelo que percebi foi uma daquelas pessoas que tomou uma decisão muito errada numa altura em que precisava de ajuda.
    Não é fácil pedir ajuda, nem é fácil reconhecer quem a precisa...
    Força para o vosso ano e amigos, sei qual é a sensação de impotência.. *

    ReplyDelete
  7. This is really sad. Praying for happiness in everyone's life. HIMandHERproject

    ReplyDelete
  8. São situações muito tristes. Tive um caso na família e foi uma situação trágica. A depressão é uma doença terrível que não deve ser minimizada.
    Beijinhos grandes

    ReplyDelete
  9. Quanto estava na faculdade também se suicidou um colega meu - nao éramos amigos nem tinhamos grande relação - mas foi uma pessoa que conheci e com quem falei algumas vezes.

    Não fazemos mesmo ideia do que está por trás e das motivações que podem levar uma pessoa a tomar uma decisão dessas :(

    ReplyDelete
  10. Hoje na minha faculdade estavam pessoas trajadas em sinónimo de luto, exatamente porque um aluno de medicina dentária cá da faculdade tinha morrido. Não sei se é o mesmo, só sei que o que aqui andou tinha saido da faculdade (e é poss+vel que tenha ido para medicina)...
    Sendo o mesmo ou nao, nao deixa de ser uma situação muito triste e lamentável!
    Enfim, nesta fase do campeonato já não há nada a fazer, ao menos assim podemos sempre estar mais atentos àqueles que estão à nossa volta !

    Beijinhos

    ReplyDelete
  11. Caramba, que cena essa! Uma coisa é acontecer a pessoas afastadas mas mesmo assim fica na cabeça, outra é a pessoas mais próximas de nós ou com quem nos cruzamos.
    Força

    ReplyDelete
  12. Thanks for this post and letting people know how important it is to support those who are suffering from depression. It is a hard battle to fight but it's definitely worth it once you get through the hard parts.

    ReplyDelete
  13. Oh lamento mesmo muito, e um assunto muito serio mas ignorado, porque as "vitimas" da depressao sao encaradas como personalidades fracas. E um problema fisico na verdade e nao deveria ser ignorado, para que tudo pudesse ser feito para ajudar. E cada vez mais comum infelizmente, especialmente em casos de vitimas de bullying :(

    ReplyDelete
  14. Oh meu Deus, cada vez é mais real e as coisas acontecem bem pertinho de nós!
    Muita força para todos, pois é um choque coletivo*

    ReplyDelete
  15. Que situação :S nunca me aconteceu um caso de suicído , mas sim 2 casos de mortes naturais .

    Os suicídios principalmente em jovens , é uma coisa que me incomoda , nao percebo , e gostavA de perceber o que os levou a fazerem isso . Quais os motivos :S


    bj

    ReplyDelete
  16. É uma situação mesmo muito triste, tem força minha querida. Infelizmente sei o que é ter alguém próximo de nós que partiu dessa forma. Eu própria já passei por uma fase má na minha vida e não tenho problemas em admitir que estive quase a cometer suicídio. As depressões são para serem levadas a sério, muito a sério. Um beijinho enorme *

    ReplyDelete
  17. Isso são mesmo situações complicadas, podemos até nem conhecer bem as pessoas, mas saber que desapareceram por isso, é horrível! :/

    Beijinho

    ReplyDelete