Menu



HOME          ABOUT          CONTACT          SHOP

28/01/2013

Personal | Blogs & Transparência


Just my opinion about blogs and transparency.. Only in Portuguese, but feel free to translate!
--
Os meus pensamentos acerca da transparência dos blogs.. Leiam!

Estou certa de que todas viram o vídeo viral da Pepa... Não havia muita maneira de lhe escapar, a menos que vivessem debaixo de uma pedra. Sinto que este vídeo trouxe para a ribalta o assunto dos "blogs remunerados" em Portugal. Desde então, já apareceu esta notícia no Expresso, esta no Correio da Manhã e vários posts em variadíssimos blogs a falar sobre o assunto. De toda esta polémica, foi este post da Nádia que me chamou mais a atenção e é por causa dele que hoje escrevo que vos escrevo. Ora bem, cá vamos nós.

Quando comecei o blog, há pouco mais de um ano, já sabia mais ou menos como estas andanças funcionavam. Porque sigo blogs há vários anos, sabia que havia pessoas que recebiam roupa, viagens, convites e trinta por uma linha em troca de publicarem esses conteúdos. E se é verdade que não pensei que alguém me quisesse oferecer o que quer que fosse, também é verdade que fiquei muito feliz quando o fizeram... A saia deste post continua não só no meu armário mas também num lugarzinho especial no meu coração (tanto quanto um bem material o pode ter), exactamente por ter sido a primeira peça que me foi oferecida!

À medida que o blog foi crescendo (tudo graças a vocês que me lêem, muito obrigada!) fui recebendo mais convites para colaborações, muitos dos quais aceitei. Ao início não explicitava que estas marcas me ofereciam peças, pensei que estava implícito quando punha os links... Quando percebi que não estava implícito para muitos leitores, comecei a colocar o c/o (courtesy of) ao lado da descrição das peças que me são enviadas. Porque quero total transparência para com os meus leitores, e não quero que sintam atraiçoados ou de pé atrás com as minhas palavras. Tudo o que eu digo sobre uma peça é a minha opinião sincera, quer ela me tenha sido oferecida ou não!

Outro ponto que quero deixar claro é que com o tempo me tornei também mais selectiva com as parcerias: de facto uma peça ou outra grátis não valem a nossa dignidade. Como exemplo dou a parceira que tinha com a Oasap, que dei como terminada há algum tempo: não por não gostar das peças deles (adoro estes calções e esta e esta camisola, tudo de lá), mas porque a marca, passado meses de uma colaboração exemplar, teve uma grande falta de ética de trabalho para comigo e algumas outras bloggers e isso não deve ser apoiado.

Tal como penso que esta marca não deve ser valorizada, outras com as quais trabalho nunca faltaram a nada no seu compromisso e estou muito contente com o serviço... Dou como exemplos algumas com que trabalho mais de perto: a Sugarlips, a AxParis e a DLY inspirations (projecto nacional esta última!). De há um mês para cá tenho ainda uma parceira com a loja "real" SuiteBlanco, da qual me orgulho muito. Ocasionalmente tenho outras parcerias, mas sempre com marcas que acho que são interessantes aos meus leitores de alguma forma e nunca para "ter roupa grátis" por si só! (Se bem que roupa nova sabe sempre bem, vocês compreendem certo?!)

E para terminar, acho que a mensagem que queria passar é a seguinte: sim, recebo patrocínios... E não me envergonho disso, a verdade é que dedico muitas horas aqui ao Miss Tangerine para que ele seja o melhor possível e é bom ver o nosso trabalho reconhecido. Mas podem ter a certeza que podem sempre confiar que vos vou dar a minha opinião sincera sobre os produtos, mesmo que isso signifique perder os ditos "contratos"! Porquê? Porque foi o facto de estarem desse lado que me deu todas estas oportunidades em primeiro lugar e portanto seria desonesto e até ingrato da minha parte mentir-vos! Obrigada por estarem desse lado! (e parabéns a quem conseguiu ler este post até ao fim!)

Agora gostava de ouvir as vossas opiniões.. O que acham da transparência do meu blog?
Acham que o trabalho está a ser bem feito ou nem por isso? Obrigada desde já!

53 comments:

  1. Bom post Mariana :) beijinho

    http://ourmelodyblog.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  2. Como sabes, concordo a 100% :)

    beijinhos, Nádia
    My Fashion Insider

    ReplyDelete
  3. Sim acho que és transparente! Eu também tento ser transparente ao máximo, nunca omiti qualquer oferta e se acho que a qualidade não é a melhor, também não tenho qualquer problema em o afirmar.

    ReplyDelete
  4. Gostei do post Mariana!
    Concordo contigo e sinto que é notável a transparência do teu blog. Espero que continues assim, até porque sigo o teu trabalho desde o inicio e foi mais que notável o teu esforço e dedicação a este blog - que é espetacular!
    beijinhos*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Cátia, fico muito contente que se note a dedicação que ponho aqui!

      Delete
  5. Este post e outros como este são interessantes para esclarecer algumas dúvidas que possam surgir em pessoas mais desatentas, ou que não estão tão intrinsecamente ligadas à moda pela blogosfera e por quem a constrói dia-a-dia. Gostei de ler, fiz uma pausa, propositadamente, no meu estudo para isso, vou voltar a ele. Boa Sorte para o teu blog.
    Love,
    Mónica C. Welton

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Mónica, boa sorte com o estudo!

      Delete
  6. Eu acho que o que fazes por aqui é completamente honesto! Não dás uma 'dica de amiga' só porque recebes por isso. Dedicas imenso tempo a tirar fotos, a edita-las e a escrever para o blog e a unica coisa que fazes é mostrar a versatilidade dos conjuntos que fazes para o teu dia a dia.. A prova do teu óptimo trabalho e da tua honestidade está na tua parceria com a grande marca que é a Blanco!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada por este comentário, fiquei a sorrir!

      Delete
  7. Belo post! gosto do teu blog, e acho que o tempo que se dedica a um blog, merece nem que seja o seu mérito!

    beijinhos

    http://mustbepink.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  8. Eu li até ao fim e concordei plenamente com as tuas palavras e acho que deves sem dúvida manter a tua transparência, porque também é um dos motivos pelos quais este blog me prende :)

    Adoro simplesmente o teu trabalho e toda a tua sinceridade em relação às peças que recebes :D

    Beijinho*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Rute, eu tentarei manter sempre essa sinceridade! E se algum dia acharem que a perdi, chamem-me a atenção ;)

      Delete
  9. Acho que foi importante o vídeo da Pépa ter atingido proporções épicas para que realmente se faça uma análise ao conteúdo de muitos blogs. Claro que mesmo quando achamos que está tudo explícito, relativamente às ofertas e patrocínios, vai sempre haver alguém que não percebeu e que mais tarde se pode vir a sentir enganado, por achar que uma opinião pode ter sido menos sincera pelo facto de ter sido um post patrocinado por uma marca. Acho realmente que é importante que bloggers como tu se preocupem o suficiente com os seus leitores para fazerem este pequeno esclarecimento. Eu li até ao fim :) e obrigada!

    ReplyDelete
    Replies
    1. De nada! Adoro o teu blog, e o facto de seres bastante cúmplice e honesta com as tuas leitoras (grupo no qual me incluo) só me faz gostar dele ainda mais :)

      Delete
  10. Adorei o post e a tua sinceridade!!!

    Todos podem dizer o que quiserem, mas na realidade a maioria dava tudo para ter os patrocínios que tu ou outras bloggers tem..mas preferem ser hipócritas e chamar de fúteis, quando na realidade o que queriam era exactamente o que tanto criticam :)
    Eu falo por mim, só tive uma parceria assim com a Spartoo e tbm eles agiram mal comigo e demos por terminada a parceria, nem sempre as coisas são um mar de rosas. :/

    beijinho
    http://nini-flicka.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  11. you're amazing!! merecias era medalhas de ouro... organizar a tua vida como estudante de medicina mais o blog é um grande trabalhao..e tu fazes isso não só com estilo mas com dedicação! big kiss babe <3

    http://lookcloserlook.blogspot.pt

    ReplyDelete
  12. Eu acho bem (de certa forma) os Bloggers sejam de Moda, maquilhagem e etc mencionarem sempre se o artigo foi comprado ou oferta.
    Por isso no ano passado decidi fazer um separador no meu Blog a dizer "Disclaimer". Notei que havia várias Bloggers do Reino Unido (as grandes) que tinham este Disclaimer. Normalmente é para avisar que as opiniões são minhas, falarei bem e mal se necessário de algum produto, tentarei sempre mencionar se as coisas foram compradas ou oferecidas e assinalar com um asterisco (*).
    Por isso o aviso fica sempre lá, só não lê quem não quer XD.
    xoxo
    K.
    http://shinigami-u-openingmymind.blogspot.pt/p/disclaimer.html

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu também tenho um, podem consultar no fim do blog onde diz "disclosure"!

      Delete
  13. Li até ao fim, sim! :))) Concordo plenamente contigo! O problema é que muita gente cria blogs só com esse objectivo.. Então vendem a opinião em troca de prendinhas!!
    Mas acredita que quem segue o teu trabalho sabe que eras incapaz de fazer isso!

    Beijinhos
    Maria
    10cmdesaltoalto.blogspot.com

    ReplyDelete
  14. Olá Mariana! Li o post até ao fim e foi por causa do que disseste que sempre me mantive fiel ao teu blog. Deste o dia em que por acaso encontrei o miss tangerine que sempre que h´aum post novo o venho ler e muitas vezes tento recriar alguns conjuntos por serem uma otima inspiração.
    Penso que és muito honesta e humilte e o teu blog reflete isso. Se tens sido convidada para certas parcerias é porque os representantes das marcas pensam exatamente como eu e, certamente, como outras leitoras.
    mantém-te fiel a ti e ao teu blog. Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigada pelo apoio Maria, fico contente por ser uma inspiração!

      Delete
  15. Mariana,

    Acho que o teu trabalho está a ser muito bem feito! Continua com essa transparência :)

    Beijinho

    ReplyDelete
  16. Acho muito bem que façam como tu e especifiquem as parcerias! Até porque é uma maneira também mais eficaz de chamar a atenção dos leitores para dadas marcas!

    ReplyDelete
  17. bom dia :) a verdade é que não tenho esse tipo de queixas de nenhum dos bloggers que sigo. sempre senti que a maior parte dos produtos publicitados se inseriam no estilo da pessoa, e como tal nunca tive razão para duvidar das suas opiniões. além disso sou completamente a favor de, se se encontrar uma forma de sustentar um interesse gastando pouco dinheiro, fazê-lo. seria de loucos não aproveitar!
    em relação ao teu blog, acho que fazes um trabalho estupendo. continua :)

    ReplyDelete
  18. COncordo plenamente e acho que sempre foste transparente. Também eu recebo peças grátis e tb já cessei pracerias por falta de dignidade da parte deles como foi a OASAP. nunca omiti que as peças eram dadas. e quem disser que nao gosta de receber coisinhas de graça, é mt mentiroso..Porque todos gostamos e sobretudo se pudermos dar a nossa opiniao e mostra-las, melhor :)

    ReplyDelete
  19. Olá Mariana,

    Obrigada pelo comentário minha querida.
    Adoro o teu trabalho e o teu blog*

    Muitos beijinhos
    MUAH* <3

    Neuza Mariano

    ReplyDelete
  20. gostei muito e concordo plenamente! =)

    ReplyDelete
  21. Adorei ler este post, e obrigada por toda a tua sinceridade desde o inicio! Acho que realmente ter patrocinios até é uma coisa boa não só para os próprios bloggers como tb para os seus seguidores, porque assim várias opiniões são partilhadas e acaba-se por formar uma conclusão mais especifica e segura.
    Bjinhos e continua com o teu bom trabalho!!!

    ReplyDelete
  22. Olá!

    Li o teu post e o da Nádia, eu desde já aprecio muito que sejam tão honestas :)

    Eu só comecei a entrar para o mundo dos blogs no inicio de dezembro, na altura que criei o meu...e não fazia ideia que existiam pessoas que recebiam peças grátis ou dinheiro! É tudo ainda muito novo para mim...eu quando criei o meu blog foi porque eu gosto de dizer o que faço, o que fiz, o que compro, e partilhar com as outras pessoas...chamem-me inocente! xD
    Eu ainda estou a tentar mais ou menos compreender como é que a blogosfera realmente funciona, porque não fazia ideia que era assim!
    Não acho mal nenhum que alguém receba peças ou dinheiro! Até fico contente pelas pessoas!


    Beijinhos e continuação de um bom trabalho :)

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  23. Li o teu post até ao fim e ainda bem que o fiz!
    Concordo com cada palavra a 100%. Cada vez gosto mais de vir ao miss tangerine todos os dias, de participar nalguns "debates" que fazes tanto aqui como na página do facebook. És sem dúvida uma blogger excelente e A MINHA FAVORITA! Acho que és um exemplo a seguir para algumas das actuais bloggers e para as futuras! um grande beijinho e nunca mudes!

    ReplyDelete
  24. querida,
    fiz um post similar ao teu,
    gostava que visses,

    Muitos beijinhos
    MUAH* <3

    Neuza Mariano

    ReplyDelete
  25. Sim!
    Ainda bem que somos algumas :)

    ReplyDelete
  26. Thank you so much for your comment, it means so much!

    -Kati

    ReplyDelete
  27. Adoro a tua transparência! A tua sinceridade! Gostava que muitas pessoas fossem assim...

    beijinho
    http://3sweetstyle.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  28. Ainda bem que há bloggers que pensam assim, porque realmente quem faz o sucesso são os leitores, e isso que tu fazes é um grande prova de confiança!
    Parabés Mariana, pela honestidade que é cada vez mais rara :)

    ReplyDelete
  29. Gostei muito do teu post e acho que veio numa boa altura!
    Parabéns pelo teu excelente trabalho neste blog :)
    bj

    ReplyDelete
  30. Independentemente de peças oferecidas ou compradas, sigo o teu blog pela personalidade que tens. Neste post mostraste mesmo bem como és!
    Parabéns e continua a fazer o óptimo trabalho que fazes, seja com ou sem patrocínios. :)

    ReplyDelete
  31. Gosto muito do teu blog, e acho que faz um bom trabalho como tu deve ser recompensada (se é em roupa, muito bom, hehe)! As tuas fotografias têm muita qualidade e nunca me desiludem! Beijinhos :)

    ReplyDelete
  32. Li até ao fim :) Partilho o teu ponto de vista!
    E devo dizer que nunca tive dúvidas em relação ao teu blog, acho que és uma rapariga cheia de personalidade, tens vindo a fazer cada vez melhor o teu trabalho e acima de tudo foste sempre muito concreta e sincera nos teus posts.
    É pena que nem todas as bloggers sejam como tu, principalmente algumas que já atingiram muita visibilidade...
    Continua com o ótimo trabalho que nós estamos aqui para te acompanhar e apoiar :)



    ReplyDelete
  33. Pessoalmente não tenho nada contra que bloggers recebam produtos ou roupa ou o que quer que seja desde que não mintam...nem vejo mal nisso
    e até no caso da Pepa achei tudo um absurdo que a única coisa que ela disse é que queria uma Chanel mas nunca disse para lha darem ela disse que queria juntar dinheiro, ou seja dinheiro para o qual era trabalhou e mereceu e que pode gastar no que bem lhe apetecer mas enfim ainda há aquelas pessoas que parece que tem mais inveja que outra coisa
    e eu até gosto de ver bloggers a falar de parcerias que foi assim que conheci muitas páginas e fico a ver a opinião delas se vale a pena ou não e é normal que um blog quando tenha mais exposição que desperte o interesse de empresas e ainda bem que isso acontece pois isto dá trabalho
    bjinhu*

    ReplyDelete
  34. Gostei imenso desta tua publicação.
    O facto de teres "perdido" tempo a explicitar o melhor possível esta questão (muito importante diga-se!) revela profissionalismo.

    Continua com a tua dedicação e conta sempre connosco !

    ReplyDelete
  35. Gostei bastante deste teu post, Mariana :)
    Revela uma vez mais o teu profissionalismo e, na minha opinião, questões como esta que aqui apresentas devem ser muito bem explicitadas, para que não surjam equívocos.
    Ainda que muita gente discorde do que aqui abordas, concordo totalmente que todos nós (sem excepção!) gostamos de ver o nosso trabalho, o nosso esforço, reconhecidos.
    Principalmente quando dedicamos horas a fazer o que gostamos, ou mesmo (neste caso) a escrever sobre isso.
    Continua com a tua dedicação, eu cá continuarei a seguir-te *

    http://donthinktoomuchjustdoit.blogspot.pt/
    http://freestylesoldier.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  36. acho q o nr de leitores que tens aqui transparece isso mesmo. Noto que ha uma seleccao nos teus patrocinios e encontro coisas realmente de valor, alem disso esta aqui o teu cunho e a tua dedicacao. Nao sou nada contra os patrocionios, apenas a forma como o fazem. se for so um blog de patrocionios o mais provavel e deixar de o seguir. Nao e o teu caso! adoro as tuas fotos e os artigos que ca deixas. Nao tenho duvidas de que vais continuar a crescer, com ou sem patrocinios :)

    ReplyDelete
  37. Li tudo até ao fim! Acho que és uma excelente blogger, uma das melhores a nivel nacional, continua assim :)

    Grande Beijinho
    http://walk-with-confidence.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  38. Parabéns,
    admiro a tua ética e a tua personalidade forte. Mantém-te assim pela vida fora!!
    <3

    ReplyDelete